Inicial - Notícias - Semana Farroupilha no Calendário Oficial do Paraná

Semana Farroupilha no Calendário Oficial do Paraná

A Semana Farroupilha passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Paraná. A proposta do deputado Nereu Moura foi aprovada na Assembleia Legislativa.

A ideia é oficializar no Estado o evento festivo e de resgate histórico da revolução mais longa do Brasil, a Farroupilha. A maior guerra civil brasileira eclodiu no Rio Grande do Sul, mas afetou também o Paraná.

Foram dez anos (1835 até 1845) de batalhas entre Imperialistas e Republicanos –  o primeiro grupo defendia a manutenção do Império e o segundo lutava pela proclamação da República brasileira.

O deputado Nereu Moura destaca que a Semana Farroupilha precisava ser cravada no calendário oficial já que é uma data celebrada em diversos municípios paranaenses. “ Normalmente são realizadas apresentações artísticas, culturais, sociais e de benevolência, entre os dias 14 a 20 de setembro em homenagem aos heróis que lutaram bravamente na revolução que se estendeu por todo o sul do Brasil”, afirma.

Incentivador das tropeadas e do tradicionalismo, Nereu Moura, que é membro da Federação dos Tropeiros do Paraná, diz que “é um momento especial de culto às tradições, transcendendo o próprio Movimento Gaúcho, enaltecendo e preservando a memória”.

“A ideia é oficializar as comemorações para preservar e perpetuar a história, uma vez que o Paraná teve participação nesse evento e, ainda, muitos municípios já promovem e celebram a Semana, em especial, por meio dos Centros de Tradições Gaúchas – CTGs”.