Inicial - Notícias - Projeto que oficializa comemorações da Semana Farroupilha avança na Assembleia

Projeto que oficializa comemorações da Semana Farroupilha avança na Assembleia

Reprodução Internet

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (03) o projeto de lei que institui a Semana Farroupilha no Paraná. A data será comemorada, de acordo com a proposta do deputado Nereu Moura,  entre os dias 14 e 20 de setembro em todo o território paranaense.

Na justificativa da proposição, o parlamentar destaca que a Semana Farroupilha é uma das maiores manifestações históricas do Brasil,  pois assinala a Guerra dos Farrapos que durante dez anos (1835 – 1845) enfrentou o Império  Brasileiro e defendeu a República, a Federação e, em alguns momentos, a libertação dos escravos.

Incentivador das tropeadas e do tradicionalismo, Nereu Moura, que é membro da Federação dos Tropeiros do Paraná, destaca que “ a Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições, transcendendo o próprio Movimento Gaúcho, enaltecendo e a preservação da memória”.
“A ideia é oficialiazar as comemorações para preservar e perpetuar a história, uma vez que o Paraná teve participação nesse evento e, ainda, muitos municípios já promovem e celebram a Semana, em especial, por meio dos Centros de Tradições Gaúchas – CTGs”.