Inicial - Notícias - Projeto de Nereu Moura incentiva adoção de crianças e adolescentes no Paraná

Projeto de Nereu Moura incentiva adoção de crianças e adolescentes no Paraná

De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção, 966 crianças e adolescentes estão disponíveis atualmente para adoção no Paraná, 11% do total no País. Em contrapartida, há 3.729 pais interessados em adotar no Estado. Mas por qual motivo essa conta não fecha? Em razão das exigências impostas pelos pretendentes. Para se ter uma ideia, dos 43.568 interessados no Brasil, 33.791 querem adotar crianças com até 5 anos de idade. 40.172 desejam ser pais de crianças brancas . Já 27.849 não aceitam adotar irmãos. A busca pelo “perfil ideal” mais a lentidão da Justiça acabam travando o processo de adoção, fazendo com que crianças e adolescentes vivam por anos em abrigos.
Para incentivar a adoção no Paraná o deputado estadual Nereu Moura elaborou o projeto de lei nº 258/2016, que será votado na comissão mais importante da Assembleia Legislativa do Paraná, a CCJ, nesta terça-feira (22).
O parlamentar quer instituir no Calendário Oficial de Eventos a Semana Estadual de Incentivo à Adoção, a ser realizada no período que compreende a data de 25 de maio, Dia Nacional da Adoção. A intenção é conscientizar a sociedade de que toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no ambiente familiar.  Nereu Moura busca estimular a adoção legal e humanizada, principalmente as adoções tardias, inter-raciais, de grupos de irmãos e de crianças com necessidades especiais.”Esta situação precisa ser modificada, porque a chamada adoção tardia evita que muitas crianças sejam condenadas a passar toda a infância privadas do convívio de uma família”, afirma.

 

Confira o áudio:

 

Confira o vídeo: