Inicial - Notícias - Nereu Moura se despede da AL: “saio pela porta da frente, de cabeça erguida e a consciência tranquila”

Nereu Moura se despede da AL: “saio pela porta da frente, de cabeça erguida e a consciência tranquila”


O deputado estadual Nereu Moura se despediu da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (17). Na tribuna, onde sempre defendeu, com eloquência característica, os interesses dos municípios, dos servidores públicos, dos paranaenses, o parlamentar encaminhou para o fechamento de um ciclo de 26 anos. “Combati o bom combate”, declarou. Foi um momento de agradecer a confiança depositada em 7 mandatos consecutivos. Lembrou da família, dos amigos, dos funcionários, dos eleitores que fizeram parte da bela jornada marcada pela coragem, coerência e seriedade. Mesmo com votação expressiva nas eleições deste ano, com 35.479 votos, mais do que 13 candidatos eleitos, o parlamentar ficou de fora da próxima Legislatura.
Moura lembrou do trabalho incansável no Legislativo antes mesmo de assumir pela primeira vez uma cadeira na Casa, quando foi assessor do deputado Nilso Squarezi e do secretário da Administração Mário Pereira, na década de 80. Os dois não foram esquecidos no discurso: “gratidão é a memória do coração”, afirmou Nereu Moura.
O parlamentar deixa a Assembleia como recordista na apresentação de projetos de lei, com quase 300 propostas e 158 leis vigentes em setores importantes: saúde, segurança pública, agricultura.
Sua marca fica também nas dezenas de cidades representadas por ele – as quais contavam com suas frequentes visitas, quando deixava a própria família em casa para ouvir as demandas dos moradores. Rotina que se repetiu aos finais de semana durante quase três décadas.
Deputados da oposição e da situação disputaram o microfone para exaltar a trajetória de Nereu Moura.
“Nereu desempenhou trabalho sério, sempre em defesa do interesse público, sou testemunha, escreveu uma história bonita”, declarou Professor Lemos (PT).
O companheiro de partido, Anibelli Neto, líder da oposição, destacou a experiência e o traquejo de Nereu – “motivo de orgulho para família e amigos”.
O deputado Edson Praczyk (PRB) contou que se espelhou em Moura no início da vida pública. “Nome de Nereu fica perpetuado na história do Legislativo e do Paraná”, disse.
“Vamos sentir sua falta”, lamentou Tadeu Veneri (PT). Nelson Justos (DEM), Francisco Buhrer (PSD), Márcio Pacheco (PPL), Dr. Batista (PMN) e Ademar Traiano (PSDB) também fizeram questão de expressar respeito e admiração pelo parlamentar. “Combativo, guerreiro e estudioso”, afirmou o presidente da Casa que elogiou também o modo como Nereu exerceu sua função, na estrada, incansavelmente, cortando o Paraná, visitando cada canto, cumprimentando a todos”. “Homem corajoso”, completou.
“Saio pela porta da frente, de cabeça erguida e a consciência tranquila. Aqui escrevi uma bela história da minha vida”, finalizou Nereu Moura.

Confira o discurso na íntegra: