Inicial - Notícias - Nereu Moura relata situação caótica da Saúde na região de Cascavel

Nereu Moura relata situação caótica da Saúde na região de Cascavel

O deputado estadual Nereu Moura levou à tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (20) o caos da saúde pública no Oeste do Paraná. Em Cascavel,por exemplo, o 5º município mais populoso do estado, Unidades  de Pronto Atendimento (UPAs) não têm nem macas para acomodar os pacientes. Em razão da ausência do equipamento, aqueles que chegam aos locais pelo Siate e Samu, acabam retendo as macas das ambulâncias, impossibilitando o uso dos veículos em outras emergências.

A situação é confirmada pela própria Secretaria Municipal de Saúde.

Nereu Moura exigiu resposta oficial do Governo do Paraná com resolução para o problema e solicitou uma audiência na Casa para tratar da questão, com a convocação, inclusive, do secretário estadual de saúde.

“É nosso papel dar eco a esse cenário de horror e buscar uma saída para essa situação que coloca dezenas de pessoas em risco”, disparou.

“Não é de hoje que o sistema está exaurido. Doentes na fila de espera,  escassez de cirurgia eletivas, falta de leitos e problemas de todas as ordens. Sem falar na superlotação e falta de profissionais”.

“A saúde pública, que é um direito de todos e dever do Estado, pede socorro! Está muito claro que os municípios estão fazendo o que podem para dar conta do atendimento, mas a capacidade técnica, humana e financeira  está no seu limite. O Governo Beto Richa precisa tomar imediata atitude e resolver o quanto antes a situação insustentável”, finalizou Nereu Moura.