Inicial - Notícias - Nereu Moura propõe inclusão de tipo sanguíneo no RG

Nereu Moura propõe inclusão de tipo sanguíneo no RG

imagem: reprodução internet

O deputado estadual Nereu Moura reapresentou na Assembleia Legislativa  o projeto de lei que propõe a inclusão do tipo sanguíneo nas carteiras de identidade emitidas no Paraná.

Com a aprovação da proposta 237/2018, quando solicitarem o documento nos postos oficiais, os interessados poderão pedir a inserção do dado no RG. A informação será colocada junto aos dados de filiação.

“Com a inclusão, que é opcional, da tipagem sanguínea, o documento de identidade ficará mais completo, facilitando a localização de uma informação tão importante para a vida diante de situações de emergência, garantindo a segurança em procedimentos de saúde”, justifica o parlamentar.

Para o registro correto, o interessado deve apresentar documento que ateste o tipo sanguíneo ao órgão responsável pela confecção da carteira de identidade.

O projeto já havia sido apresentado por Nereu Moura em 2015, mas não passou na principal comissão da Casa, a CCJ. No entanto, neste ano, uma parlamentar da base do governo protocolou idêntica matéria, obtendo voto favorável.

O deputado Nereu Moura chegou a indagar na sessão o motivo pelo qual o texto dele havia sido barrado e informou que reapresentaria a proposta, o que aconteceu no fim de abril.

“Isso exemplifica a dificuldade que tenho, como deputado que faz oposição ao governo, para dar continuidade às propostas. Lamentável”, finaliza.