Inicial - Fotos - Nereu Moura conclui tropeada para conservação do Rio Piquiri

Nereu Moura conclui tropeada para conservação do Rio Piquiri

Neste domingo (21), o deputado estadual Nereu Moura concretizou um sonho – percorrer o Piquiri, um dos rios mais importantes do Paraná, da nascente até a foz.

“Uma experiência incrível”, afirmou.

Com a bandeira de preservação desta riqueza da natureza, com corredeiras imponentes e cachoeiras de tirar o fôlego, Nereu Moura concluiu a empreitada ao lado de dezenas de outros homens e mulheres montados em cavalos e mulas na chamada Tropeada Transpiquiri.

O desafio teve cinco etapas – a primeira aconteceu em 2016 e a última foi alcançada agora.

O Piquiri tem quase 700 quilômetros de extensão, desde o coração do estado, passando pelo Oeste , até o extremo Oeste, desembocando no Rio Paraná.

Os tropeiros margeram o rio passando por vários municípios.

“Foi uma tropeada pedagógica, no sentido de mostrar a potencialidade desse importante rio.  Há muita diversidade cultural que precisa ser enaltecida e jamais esquecida.  Assim como a  complexidade topográfica e o grande volume de produção animal e agrícola”, declarou o deputado.

“A tropeada, portanto, não é uma simples diversão”, enfatizou.

A ideia é eternizar a Transpiquiri em um livro, a ser lançado num futuro próximo. 

 

 

Panorama
A bacia hidrográfica do Piquiri abrange uma área de drenagem igual a 24.156 km² e localiza-se integralmente no estado do Paraná. O rio tem suas nascentes na Serra do São João, no limite dos municípios de Turvo e Guarapuava. Das nascentes até sua foz no rio Paraná, em Terra Roxa, o Piquiri percorre aproximadamente 660 quilômetros.

Ao longo do seu percurso recebe águas dos afluentes rios do Cobre, Bandeira, Cascudo, Feio, São Francisco, Tourinho, Melissa, Jesuítas, Verde, Encanto e Azul, pela margem esquerda. Pela margem direita, contribuem os rios Cantu, Sapucaí, Goio Bang, Goio-êre, Jangada e Xambré.

O Piquiri, principal curso de água da bacia, banha total ou parcialmente os municípios de Guarapuava, Turvo, Campina do Simão, Goioxim, Santa Maria do Oeste, Marquinho, Palmital, Laranjal, Nova Laranjeiras, Diamante do Sul, Altamira do Paraná, Guaraniaçu, Campo Bonito, Campina da Lagoa, Braganey, Anahy, Iguatu, Corbélia, Ubiratã, Nova Aurora, Quarto Centenário, Goioerê, Mariluz, Alto Piquiri, Formosa do Oeste, Brasilândia do Sul, Assis Chateaubriand.