Inicial - Notícias - Governo Beto Richa gasta dinheiro público para homenagear caciques nacionais do PSDB

Governo Beto Richa gasta dinheiro público para homenagear caciques nacionais do PSDB

FOTO: AEN

Os senadores Aécio Neves e José Serra; o prefeito de São Paulo, João Dória; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o ex-presidente da República , Fernando Henrique Cardoso –  os caciques nacionais do PSDB foram homenageados com dinheiro dos cofres públicos do Paraná durante o governo do também tucano Beto Richa.

Todos eles receberam a Comenda da Ordem do Pinheiro, que de acordo com Decreto, “tem a finalidade de agraciar figuras que tenham prestado serviços relevantes ao Estado”.

Na próxima terça-feira (19), acontece mais uma edição do evento. Entre os condecorados, mais um “tucano nacional”, Marconi Perilo, governador de Goiás.

A estrutura já está sendo montada do lado de fora do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.

A entrega das medalhas em 2017 vai custar R$ 114 mil ao Paraná. Só para locação da infraestrutura e sonorização da cerimônia serão R$ 73 mil. Sem falar das bebidas e petiscos.

O deputado estadual Nereu Moura questiona o custo da cerimônia e a grande quantidade de figuras que irão receber as medalhas, 66 pessoas este ano, o dobro do registrado em 2016, quando 36  foram condecoradas. Desde quando foi instituída a honraria, foram 622 nomes incluídos na lista da Ordem do Pinheiro, dos quais 62% pelo atual governador –  ou seja, em menos de duas gestões, Beto Richa homenageou 386 pessoas.

“É a maior distribuição de medalhas já registrada na história do Estado.   A homenagem foi banalizada por Richa. Dinheiro público usado para “palanque” dos companheiros tucanos do governador do Paraná”, declarou.

“Quais são os critérios utilizados? Essas figuras contribuíram com o nosso Paraná de que forma?”, questionou o parlamentar.

Número de medalhas distribuídas desde 2011

2011 – 46 personalidades

2012 – 51 personalidades

2013 – 51 personalidades

2014 – 45 personalidades

2015 –  42 personalidades

2016 – 37 personalidades

2017 – 66 personalidades

Sobre a Ordem do Pinheiro

A condecoração existe desde 1972, quando a ordem foi fundada pelo então governador Pedro Viriato Parigot de Souza, para, conforme indica o decreto 2877/72,“galardoar brasileiros e estrangeiros, civis, e militares que se hajam distinguido pela notoriedade do saber ou por serviços relevantes prestados ao estado do Paraná”.

A Ordem do Pinheiro é a mais alta comenda do Estado e é atribuída em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As homenagens marcam as comemorações  da emancipação política do Paraná.

 

Confira o discurso do deputado sobre o tema: