Inicial - Notícias - Beto Richa veta projeto de Nereu Moura que garante gratuidade aos idosos em ônibus intermunicipais

Beto Richa veta projeto de Nereu Moura que garante gratuidade aos idosos em ônibus intermunicipais

Foto: Agência Brasil

Segundo o governador do Paraná, os idosos que utilizam os ônibus de linhas intermunicipais não devem ser contemplados com a gratuidade da passagem.

Beto Richa vetou o projeto de lei do deputado estadual Nereu Moura que previa o beneficio. O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa no final de 2017.

A justificativa para barrar o texto é de que a concessão vai contra o interesse público.

“Quando a política é feita de maneira equivocada, as injustiças surgem. É um desrespeito aos idosos. A situação é ainda mais grave porque o Governo afirma não ter conhecimento do número de idosos que utilizam o sistema de transporte”, dispara o parlamentar.

De acordo com a proposta, seriam reservadas para idosos com 60 anos ou mais, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, duas vagas por veículo. Eles teriam, ainda, desconto de 60% do valor, quando exceder o limite previsto. Já quando o limite for atingido, os idosos com renda superior pagariam a metade.

Nereu Moura afirma que vai trabalhar para que o veto seja derrubado na Assembleia Legislativa.

“A Casa deverá se posicionar com firmeza e de forma unânime contra esse veto, restabelecendo a Lei e o Direito em favor dos idosos. É preciso garantir o que está previsto na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso”, finaliza. 

Prazos
De acordo com o projeto, as empresas concessionárias que exploram o transporte coletivo intermunicipal terão que se adequar à nova lei no momento de renovação, revisão ou prorrogação do contrato vigente. Nos casos de novos contratos, a aplicação da lei já deve estar prevista.
Para ter acesso, o idoso terá que apresentar documentos que comprovem a idade e a renda.