Inicial - Biografia

Biografia

Nereu Alves de Moura – A marca de um Guerreiro

Um grande idealista que se sensibiliza com o sofrimento do próximo, que acredita no lado bom de todo ser humano, que espera uma qualidade de vida melhor para cada um dos paranaenses, e acima de tudo, um trabalhador incansável pelas causas justas e nobres do nosso estado. Desta maneira, podemos iniciar a descrição de quem é Nereu Alves de Moura, um paranaense que nasceu na Comunidade de São José, no Município de São João, Região Sudoeste, em 6 de julho de 1959.
Filho do gaúcho Cícero de Moura e da catarinense Florisbela Alves de Moura, dona Bela, Nereu é o 13º filho entre 15 irmãos de uma família simples de pequenos produtores rurais, onde o pai foi um dos principais desbravadores do Sudoeste do estado.

A política, segundo ele, está no sangue. Seu pai foi um grande militante e Nereu iniciou sua caminhada nos bancos escolares, como presidente do CAEG – Centro de Atividades Estudantis de 1º e 2º Graus de Guarapuava. Mais tarde, o futuro deputado teve intensa atuação na União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) e na União Paranaense dos Estudantes (UPE), principalmente nas lutas contra o regime militar, pelo restabelecimento da democracia e do estado de direito, em nosso país.

Sua vida partidária começou em 1979, sendo um dos fundadores do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sigla da qual tem orgulho de pertencer até hoje. Antes de se candidatar a um cargo eletivo, Nereu foi assessor parlamentar do ex-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nilso Sguarezi e do ex-deputado e ex-governador do Paraná, Mário Pereira.

Foi candidato a Deputado Estadual pelo PMDB em 1990, conseguindo expressiva votação;
Assumiu uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, no dia 04 de janeiro de 1993;
Candidatou-se novamente nas eleições de 1994, elegendo-se com 35.619 votos, sendo um dos mais votados do Paraná;
Em 1998, candidatou-se novamente reelegendo-se com 34.427 votos sendo o mais votado do PMDB no Estado do Paraná;
Em 2002, conquistou 47.581 votos;
Em 2006, obteve 88.981 votos, sendo o segundo Deputado Estadual mais votado do Paraná;
Em 2010, foi reeleito com 83.034 votos;
Em 2014 foi reeleito para o 7º mandato com 48.735 votos. Pelos relevantes serviços prestados à comunidade, já recebeu diversos títulos de Cidadão Honorário, entre os quais: Boa Vista da Aparecida, Bom Sucesso do Sul, Braganey, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Clevelândia, Farol, Formosa do Oeste, Guaraniaçu, Ibema, Jesuítas, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Nova Aurora, Nova Prata do Iguaçu, São João, São Jorge D’Oeste, Santa Fé, Quedas do Iguaçu e Três Barras do Paraná. Também recebeu os títulos de Cidadão Benemérito de Reserva do Iguaçu e de Ibema.Fonte: Assessoria de Imprensa